segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Verdade de Trapattoni

O Benfica vai a Braga ganhar por 2-1 com uma equipa a seguir uma filosofia completamente diferente a que nos habituou Jesus. O Benfica de tração à frente foi substituido por um Benfica de contenção e transições defesa ataque como não se via desde que fomos campeões com a velha Raposa.

Dois médios defensivos, três médios de ataque (com o Gaitan no seu lugar natural) e um ponta de lança móvel. Esta foi a filosofia d'Il Trap. Um Benfica realista, com vitórias arrancadas a ferros numa equipa que preenche o meio campo, manieta o adversário e joga no erro. Não é tão bonito quanto o futebol ofensivo que usa alas e laterais subidos para os dois pontas de lança a que jesus nos habituou mas é eficaz. De tal sorte que, e apesar de achar que não está no ADN do Benfica jogar assim, ao olhar para este Benfica de Matic, Enzo Perez, Ola John, Gaitan e Salvio com o Lima na frente, vem-me logo à memória o Benfica campeão com o Italiano, com Petit, Manuel Fernandes, Simão, Nuno Assis, Geovanni e o Nuno Gomes na frente.

E consigo olhar para este Benfica a jogar em 4-2-3-1 e achá-lo muito melhor que o 4-2-3-1 do Trapattoni.

Vi nas caixas de comentários dos jornais da bola o pessoal a queixar-se do Benfica não ter jogado nada na segunda parte. O que eu vi foi o Benfica realista. Com o Cardozo lesionado e a jogar fora com uma equipa perigosa, Jesus foi realista. Estava a ganhar por dois (embora com sorte, mas a sorte também é isto e o Beto só furou as mãos porque alguém rematou), toca a reunir ao meio campo e controlar o jogo.

Não me parece mal que, se lá chegarmos assim, o Benfica vá jogar com este pragmatismo ao Dragão e recordando o épico jogo com o Sporting que praticamente decidiu o campeonato de 2005, não tragamos de lá uma vitória, e o campeonato, arrancados a ferros. Só nos falta o Mantorras...

E hoje... sou de Barcelos desde pequenino, quando me embeveci com o galo de loiça que a minha avó tinha em cima do televisor.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Verdade do último

A Verdade do Líder

O Benfica despachou sem sobressaltos de maior o último classificado da Liga, que jogava presa por arames e sem jogadores no banco. O Moreirense acabou com metade dos jogadores estendidos no chão agarrados às cãibras enquanto o Benfica, que lutou mais contra a sobranceria da primeira parte e um relvado empapado do que contra um adversário realmente à altura, não fez mais do que a sua obrigação. Vencer o lanterna vermelha para se manter agarrado à liderança.

Já lá vai o tempo em que o Benfica caía perante os mais óbvios e fracos adversários quando era mais necessário. Este Benfica sabe lidar com a pressão da tabela classificativa mais do que com a pressão dos jogos contra o Porto mas o campeonato faz-se a 30 jogos

Duas notas confirmativas. O Sálvio é provavelmente o melhor extremo direito a actuar em Portugal e um dos melhores que o Benfica já alguma vez teve no seu plantel enquanto o Lima distribui a classe que lhe apetece como quem come um bombom.

Vamos a ver se a gracinha do Proença não lhe sai pela culatra amanhã e o Setúbal com o novo fôlego de ver os adversários directos pela manutenção a afundarem-se mais não arranja forças do fundo do poço e ultrapassa a sua condição de equipa do fundo da tabela. Isto se não chover mais umas pinguinhas o o Porto não fizer birra ao Proença para não jogar.

 

A Verdade do Fundo da Tabela

Nestes jogos com as equipas do fim da tabela há no entanto uma questão que me faz espécie, para usar uma expressão anacrónica. Se as equipas estão no fundo da tabela é por alguma razão. No entanto, independentemente da equipa que lá esteja, os comentadores desportivos, e os da SportTV ontem não foram excepção, ficam sempre muito admirados por essa equipa estar em último. A conversa versa sempre mais ou menos à volta disto:

- É incompreensível que uma boa equipa como o Moreirense esteja a lutar para não descer. O Moreirense é uma boa equipa. bem montada, com bons jogadores (etc.) É pena a sua situação mas esta equipa tem qualidade para dar a volta e irá com certeza fazê-lo(etc. etc.).

Substituam Moreirense pela equipa que na altura esteja a rojar com as nádegas no fundo do campeonato e será sempre mais ou menos esta análise dos comentadores de serviço.

A mim a matemática soa-me muito mais simples. Se a equipa está no fundo da tabela, não faz jogos decentes, não marca golos, não tem pernas para ultrapassar os seus directos adversários (já não falo do Benfica ou Porto) então é porque não é uma boa equipa e mais do que provavelmente merece estar no fundo do poço. Se fosse realmente uma boa equipa não estaria no fundo da tabela. estaria outra, a pior equipa do campeonato. Que é o que o Moreirense é. Porque... está no último lugar.

Para os comentadores desportivos, para não ultrapassarem a fronteira do politicamente correcto, tentam dar sempre uma palavra de incentivo e acham que todas as equipas são boas. Não são e pelo que se viu do Moreirense, que tem um único jogador que é capaz de fazer a diferença, o Ghilas, merece mesmo estar no fundo da tabela. e no fundo da tabela não estão as boas equipas.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O dever de estar no Jamor

Por entre tantas emoções de campeonatos ganhos na última jornada, arrancados a ferros, perdidos em golos oferecidos em troca de puta e meia, jogos épicos em Inglaterra, derrotas dolorosas mas previsíveis com a melhor equipa do mundo, a Taça de Portugal tem estado arredada do imaginário dos Benfiquistas. 

Há 9 anos que o Benfica não ganha o 2º mais importante troféu nacional. Uma falha que nem a recém inventada Taça da Liga é capaz de colmatar.  E quase ninguém se lembra que antes dessa taça conquistada pelo Camacho há 9 anos, o Benfica já tinha demorado outros 8 anos até a ganhar outra vez, sendo que antes da do Camacho apenas a tínhamos ganho com o saudoso Mário Wilson naquela final de má memória em 1996 contra o Sporting

Para um troféu desta importância, ganhar apenas dois em 17 anos é uma falha imperdoável para o maior clube Português.

Este ano, com Sporting, Braga e Porto já arredados e a despachar adversários com a classe que se viu hoje, é, mais do que o conquistar o Campeonato ou a Liga Europa, um dever obrigatório estar este ano no Jamor e levantar de novo o Troféu mais popular do futebol português.

Com quatro anos de treinador posso com alguma segurança dizer que falhar a conquista da Taça de Portugal será para Jesus falhar como treinador do Benfica.

Por isso é apontar baterias ao Estádio Nacional que quero estar lá com uma chouriça e um garrafão de vinho, que até deixo crescer o bigode de propósito.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Verdade do Cardozo

O Benfica renovou com o Oscar Cardozo até 2016. Já não era sem tempo. Cardozo é incompreensivelmente odiado por boa parte dos adeptos encarnados. Vamos ver as razões pela qual ele é odiado.

  • Não é um jogador rápido;
  • Atrapalha-se com a bola;
  • Falha golos;
  • Falha penaltis.

Provavelmente também o odeiam pelos 

  • 148 golos com a camisloa do Benfica (melhor marcador estrangeiro de sempre);
  • 2 vezes o melhor marcador do campeonato português;
  • 1 vez melhor marcador da Liga Europa;
  • 8 golos ao Sporting.

Uma vez disseram-me que o Cardozo não é o melhor ponta de lança do mundo.

Amigos, se o Cardozo fosse o melhor ponta de lança do mundo não estava no Benfica. Essa é a realidade.

Se, naqueles quartos de final com a Espanha, no Mundial de 2010, o Cardozo não tivesse falhado o penalti na baliza do Casillas, é quase certo que hoje já não estaria connosco. Era o herói do Paraguai e provavelmente tinha sido contratado por um Liverpool, Arsenal ou Atlético de Madrid.

É certo que não é jogador para um Barcelon, Real Madrid ou Manchester United mas odiar um jogador que já leva mais golos que o Magnusson só porque não é o Higuain ou o Benzema é como odiar o Luisão por não ser o Cannavaro...

Bora lá Cardozo que este ano levamos tudo!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Verdade do Clássico

Sou um benfiquista com algumas falhas. Não sou sócio, nem sempre vou ao estádio e muitas vezes admiram-se pela minha moderação nos comentários e chegue a ser acusado de sportinguismo por ter gozado com o Benfica por este dar abrigo a desempregados aquando da contratação do Yannick Djaló. Hoje os factos dão-me razão. Adiante.

Confesso que uma das falhas do meu benfiquismo é apenas ter assitido a dois clássicos na Luz, um na antiga e mais recentemente na nova. Na antiga Luz experimentei a glória. Num campeonato perdido para o Sporting um amigo sportinguista tinha, sabe-se lá porque razão, bilhetes para o clássico e fui com ele. O Benfica ganha com dois do Van Hooijdonk, o segundo a dar a volta ao empate do Capucho. Vitória Softrida, a Luz em êxtase e o campeonato oferecido aos rivais da 2ª Circular

O segundo clássico foi um amargo de boca. Foi o ano passado, depois de cinco pontos de avanço o Bernfica deixa o Porto dar a volta na Luz. Nesse jogo perdemos o campeonato. Com maior cabeça saí de lá pois estava mesmo ao lado da gaiola de segurança das claques do Porto e tive que apanhar com aquela gente o jogo inteiro.

Este ano fiquei-me por casa de familiares e vi o jogo em frente de uns bons balões de aguardente.

Para um benfiquista como eu existe sempre uma certa esquizofrenia na análise dos resultados do Benfica, Primeiro faço uma análise ponderada às incidências do jogo mas não consigo evitar o facciosismo primário.

Vamos à primeira

 

A VERDADE PONDERADA



Um clássico é um clássico. uma das verdades fundamentais dos clássicos é a que afirma que num clássico, ou num derby, acabam sempre jogadores expulsos. Ontem João Ferreira não entendeu assim. Deixou jogar o mais possível e perdoou uma série de possíveis amarelos quer a jogadores do Benfica quer aos do Porto. No entanto admito que tanto o Maxi Pereira como o Matic tiveram sorte em terem permanecido no jogo até ao fim. Se o Maxi Fosse expulso não era escândalo nenhum. Não me importava nem que fosse pelo facto de ter virado o boneco ao menino da lágrima. E isso vale sempre um bom vermelho como medalha de guerra. Já o Matic dou de barato. A falta foi à saída da área.

De resto, e embora um dos traumas do Benfica seja jogar com o Porto, ontem conseguiu refrear esses medos, embora não totalmente. A maior parte do tempo deixou-se dominar pela equipa adversária mas o trauma de tão inevitável que é teve de saír por alguma fenda. Essa fenda foi o Artur.

Quando digo que não se deixou dominar pelo trauma é porque apesar de ser ver em desvantagem, por duas vezes conseguiu responder à letra com dois golos de raiva. Algo que esta época já aconteceu por diversas vezes, coma diferença que o Porto não é o Estoril ou o Nacional. Pena que a raiva e a vontade tenham. ficado por aí.

Ontem foi o dia perfeito para os "odiadores" de serviço do Cardozo puxarem das suas facas. No entanto há que dar mérito à defesa milagrosa de Helton. Em suma o jogo de ontem foi decidido pelos guarda redes. Artur falhou, Helton não. Siga o campeonato.

Mas não fico por aqui. Falta

 

A VERDADE VERMELHA


Segundo percebo, o Vitor Pereira e o Pinto da Costa estão a choramingar porque acham que só conseguiam ganhar ao Benfica a jogar contra 9. 

Vítor pereira vai amuadinho á sala de imprensa chorar que o Maxi Pereira devia ser expulso. Chegou a dizer que "Quem está 45 minutos junto à linha a ver o Maxi pereira jogar não percebe como é que ele chega ao fim dos jogos todos", Pois, se calhar em vez de galar o Maxi devia olhar para a sua equipa.

Depois levanta-se feito virgem ofendida e vai-se embora, sem explicar como é que teve 85 minutos para tentar ganhar ao Benfica e não conseguiu. Antes disso pergunta com um ar zangado, como se fosse o mentor do futebol perfeito, "O Benfica é isto? Bola no Cardozo e pessoal para as 2ªs bolas?" em alusão aos dois golos que sofreu porque a sua equipa se esqueceu de fazer cobertura à segunda linha do Benfica que está ali precisamente para as sobras? E colocar a equipa a defender decentemente segundas bolas para não sofrer golos?


Sim, Vítor Pereira, o Benfica é isso, extremos a cruzar para o Cardozo e médios com meia distância forte para as segundas bolas. S
 

Chama-se futebol e pelos vistos essa equipa de amuadinhos não soube usar essa coisa básica do futebol que são marcações para as segundas bolas. Porque como disseste em relação aos foras de jogo, "Assim não vale a pena treinar desmarcações nem diagonais" eu digo: 

E treinares a defesa para cobrir segundas bolas? E se sabe assim tanto do Benfica devia prever exatamente o que o fez empatar o jogo.  Mas não, a culpa foi o João Ferreira que não expulsou o Maxi, pelo qual está claramente apaixonado.

Foi por isso que Vítor Pereira ficou chateado, não porque os jogadores do Benfica não foram expulsos e sim porque a sua equipa sofreu dois golos básicos quase iguais. E foi-se embora amuado porque não quis ter que explicar aos jornalistas esses erros que impediram uma vitória que estava dada arrogantemente como certa.

2 golos 2 sofridos assim. Embrulha e cala-te

Aquela escandaleira espalhafatosa no fim serviu apenas para esconder que estavam a assumir que o Porto não foi capaz de ganhar ao Benfica em 11 contra 11 na tática de médios a rematar segundas bolas.

E esta é a mais vermelha das verdades..

Declaração de intenções

Ando nesta história dos blogues há dez anos, desde o primeiro momento que a plataforma blogger surgiu. Escrevi bitaites, escrevi supostos tratados de terror ontológico,  escrevi sobre comida, bebida, filmes, música, teatro, mamas e o diabo a sete.

Não sei porque raio sempre evitei falar diretamente de bola.

Hoje é o dia que ultrapasso essa barreira psicológica.

Chiça, se gosto de bola, falo de bola, mando micro bitaiter, pequenas provocações, arrogo-me de fazer pseudo análises da problemática futebolística e tenho a mania que entendo o jogo, quem raio sou eu a menos que qualquer outro que tem a mania que escreve sobre a bola para não escrever sobre a bola também?

Fica aqui o manifesto.

Este é o meu blogue da bola

Sou do Benfica

Escrevo a vermelho

Lidem com isso.

Ou não