quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"A verdade não é a realidade, mas aqui e hoje é sempre vermelha"

A estreia do Rui Azinheiro Martins nas andanças blogueiras mas não nas andanças benfiquistas. O testemunho fixado a escrita daquilo que alimenta muita berraria, cerveja a rodos, paixões irracionais, um modo de vida ou mero folcrore. O que quer que seja, este é o Benfica do Rui Martins, o Benfica de todos nós

Enquanto o novo colaborador não se entende com o Blogger para publicar em nome próprio, aqui fica o texto do nosso novo profeta da verdade que passará a colaborar com o Verdades a Vermelho. Fica aqui o seu testemunho no dia em que o Glorioso faz 109 anos:

"A verdade não é a realidade, mas aqui e hoje é sempre vermelha" 

Hoje é dia de efeméride, e não existiria melhor dia para começar a escrever sobre um dos aspectos que preenche a minha realidade, o facto de ser adepto deste clube de 109 anos de existência, epifanicamente erigido por homens livres nas traseiras de uma farmácia em Belém que por força de um ideal de unidade preenche um pouco mais a vida de muitos... De todos um!

Relembrar o primeiro contacto com esta realidade é absorver o impacto que isso tem no nosso crescimento, é relembrar a tarde de inverno que pela primeira vez fui ao estádio, que tal como muitas outras foi fruto do acaso e da oportunidade, parado na paragem do autocarro pela mão do meu digníssimo pai decidimos por convite alheio mudarmos o rumo da nossa viagem e assistirmos na Catedral feita de pedra e apenas quente pela alma imensa a um simples jogo de um desporto que para mim era a liberdade nos olhos de uma criança no recreio da escola e na rua onde todos somos iguais.
Ali, naquele sítio, ver uma imensidão de gente nos anos 80, a gritar e apoiar uma equipa de portugueses de bigode e sem bigode, desembocados de uma revolução de mentalidades com 2 vikings louros a destoar a estraçalhar uma equipa de bons rapazes que vinham do norte, numa unidade, num uníssono entre público e jogadores foi uma revelação.
Relembro as palavras de um daqueles senhores velhotes, senior como agora insistem em chamar, com a almofadinha com o símbolo do clube virar-se para essa criança de sete anos que gritava e queria mais golos proferir as palavras proféticas: "...este é dos nossos quando crescer, nunca percas este amor miúdo"

Assim o fiz, não o perdi embora ao longo do tempo o tenha curado. 
Aprendi a paixão na história do clube, na forma como a assumpção da diferença é o sinónimo da nossa igualdade, como de todos somos um.
Nesta verdade a vermelho, a maior paixão é essa mesma, a de sentirmos que todos somos iguais e que de todos fazemos Um.
Relembremos então este dia e muitos outros, o das vitórias e o dos dias em que deixamos os outros ganhar, sim, porque o Sport Lisboa e Benfica nunca perde, como dizia o Artur Semedo: "uns dias ganha nos outros apenas não vence" porque ganhar, ganha sempre que um adepto o sente!
Saudações benfiquistas
Rui Martins

P.S. Em relação à Taça da Liga, agora já podem voltar a chamá-la pelo nome e não se referirem a ela como Taça Benfica, e como disse o César Monteiro, "meus amigos que se f... a taça"
P.S.S Sim, sou um pouco dado a citações, ignorem lá isso, se quiserem ler clássicos não será aqui de certeza!

Rui Martins

A verdade é que não dá para tudo (nem quero)

O Roderick a trinco?

O Jesus não lhe apeteceu ganhar ontem, nem tão pouco os jogadores tinham grande vontade de o fazer. Só isso explica a displicência com que se marcaram as grandes penalidades e a inclusão de um central que não joga e vem da equipa B numa posição fundamental que é a de número 6.
.
Confesso, embora não queira entrar no discurso portista acerca da menor importância da Taça da Liga, não me chateia que tenhamos sido eliminados. Por questões de gestão desportiva - a lengalenga habitual da poupança de jogadores, das prioridades das competições, etc. - mas essencialmente para que deixe de se ver a Taça da Liga como uma competição feita para dar títulos ao Benfica quando não consegue ganhar mais nada.

E mais,  até era bem feita que o Porto, que pode passar à meia final na secretaria por especial favor do Conselho de Disciplina da Federação, fosse obrigado a ir à final e a ganhar para ter que levantar a "Taça do Benfica" e festejar essa conquista. E que essa fosse a única da época.

Acho que foi por isso que o autocarro do Benfica foi apedrejado.

Foi retirado ao rival do norte o argumento da "competição feita à medida para os da Luz". Vão ter que participar até ao fim numa competição em que não queriam estar,  passam nas meias por um favor de secretaria, e que provavelmente irão ganhar porque o Salvador é o pupilo subserviente do Papa.

O Benfica acabou de obrigar o Porto a ganhar a Taça da Liga. Isso deve custar àquela gente

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Coerência azul e branca

"Mas como é que isto pode ser penalti?!?"

"Mas como é que isto poderia ser fora de jogo?!?"


Assinale-se a coerência dos adeptos e responsáveis do Futebol Clube do Porto em considerar irregularidades que não deviam ser assinaladas.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Estrelinha da sobrevivência

 O Benfica fez um mau jogo contra a Académica de Coimbra ontem.

Esta é a verdade.

Lento de processos, sem soluções para desfeitear os dois autocarros estacionados por Pedro Emanuel à frente da baliza de Ricardo que foi gigante em pelo menos três ocasiões.

Pedro Emanuel cortou as asas às águias e colocou os laterais e os extremos a tapar as subidas de Maxi, Salvio, Melagarejo e Ola John. Foi quando entrou Gaitan a fazer as diagonais que tanto gosta que o Benfica conseguiu furar os pneus ao autocarro e numa dessas diagonais nasce a grande penalidade.

Pedro Emanuel foi honesto."Vim aqui para defender e saber defender é um arte." Nada a apontar. Cabe às grandes equipas saber ultrapassar até a mais ultra-conservadora das defesas. Benfica só o fez ao minuto 94 num penalti que meio mundo antibenfiquista hoje se apressou a acusar de não existente.

Mas foi penálti e um penálti no ultimo minuto do tempo extra ou no primeiro minuto da primeira parte é sempre penalti. O relógio não avalia a justiça de uma decisão. Assim como não foi ajuizada a mão de Hélder Cabral. Bem ou mal? Não interessa.

Facto. O Benfica aguenta a pressão da vitória do Porto mesmo como uma equipa algo cansada e sem rasgos para ultrapassar 11 adversários a defender. Os festejos de Lima são o espelho dessa raiva vitoriosa a partir da qual se constroem campeões. Foi a estrelinha da sobrevivência

Vamos a ver agora é como o Porto vai responder na próxima jornada do campeonato após o jogo da liga dos campeões. Jesus admitiu a aposta no campeonato e sacrifícios tiverem de ser feitos.

Como lidará Vítor Pereira com esta carga de jogos?

A pressão mantém-se alta para as duas equipas no fim de semana que vem. O campeonato decidir-se-á a favor de quem for capaz de aguentar a pressão do seu adversário. Estou convencido que primeiro a perder pontos antes do clássico do dragão será aquele que acabará em segundo lugar neste campeonato.

Estou convencido que não seremos nós

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O melhor árbitro do mundo e dos arredores da VCI

Se olharmos para trás e recordarmos  o clássico e os desejos de muitos comentadores, jogadores e até dirigentes do clube da bola do Porto, começamos a perceber a ligeira comichão ilustrada pelo argumento forçado do "Não percebemos porque é que para o jogo mais importante do campeonato não é nomeado o melhor árbitro do mundo"

Pois, olhando para o jogo de ontem conseguimos perceber o que aconteceria se fosse nomeado e o porquê de tanta reação negativa à nomeação de João Ferreira em detrimento de Pedro Proença
O jogo da Choupana foi o exemplo mais bem acabado do que é o Proença a arbitrar jogos do Benfica. Para que conste não acho que tenha sido culpa da arbitragem que o Benfica tenha empatado mas tenho a certeza que é por culpa do Proença que o Benfica fica privado de duas peças fundamentais para o jogo com a Académica.

O caldinho estava feito. O Benfica vai à Madeira a um campo dificílimo onde nos últimos anos tem deixado um considerável número de pontos e de uma maneira ou de outra havia de lá deixar mais uns e com mais um jeitinho com menos uns jogadores para a jornada seguinte. Depois o clube da bola do Porto cilindrava tranquilamente os mouros do Cajuda e ficaria isolado na frente do campeonato, de peito enchido e a cuspir arrogância para cima dos comentadores e adeptos do vermelho.

Com mais uma casa do Artur nem foi preciso o Proença agir com grande alarido para o Benfica perder pontos mas para o trabalho ficar bem feito tinha de meter o dedo e com duas decisões fruto de uma alucinação coletiva da equipa de arbitragem manda para a rua o Cardozo e o Matic, que o Benfica sem duas peças fundamentais na equipa há-de tropeçar mais um bocadinho na próxima jornada.

Mas isto da bola tem coisas do arco da velha e o Targino, que teve o joelho partido durante uma catreva de meses, teve uma epifania, desatou a correr por ali fora e enfiou a bola na gaveta do Helton. Toma lá uma batata e lá foi o trabalho do Proença por água abaixo.

Depois, o Vítor Pereira esquece-se que isto de ter jogadores internacionais também tem o seu quê de lado negativo e o Jackson gastou os golos da semana pela seleção da Colômbia.

E agora pergunto, é isto o Porto? Uma equipa toda poderosa que fica à espera que os adversários escorreguem e se fragilizem com erros de arbitragem para depois deixarem-se empatar com o Olhanense?

Nike escreve direito por linhas tortas e os líderes têm pés de barro. O que é preciso é não desmoralizar e chegar ao jogo do Dragão com o campeonato resolvido.

Uma nota final

Embora tenha pena de ter-se deixado o Nolito sair, devemos estar satisfeitos por isso ter dado uma nova oportunidade ao Urretaviscaya. É um bom extremn com margem de progressão e é altura de o fazer crescer como uma alternativa para as alas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Luta continua


Depois da vitória contra o Paços na meia final da taça que abre caminho para a final da Taça e da vitória tranquila de ontem frente ao Setúbal que nos permite continuar na cola do Porto, que parece estar perigosamente em crescendo, esta foto publicada pelo Record, retratanto o festejo de Rodrigo no 3-0 de ontem, é o símbolo perfeito para o que vai ser este campeonato até ao fim.

Fuerza, hasta la vitoria siempre