segunda-feira, 17 de agosto de 2015

E só um poderá ser campeão (E vai ter o Jonas)

Agora é a doer. Acabou a pré-época mal planificada, as viagens sem sentido, os troféus inúteis, uma preparação desperdiçada. Acabou a ressaca da saída de Jesus, da sdaída de Maxi Pereira, do Lima, da lesão do Salvio. Agora começa o rumo ao 35

Ontem começou o campeonato, e o campeonato começou como acabou o do ano passado. Com o Benfica em primeiro. Mas como isto é como acaba e não como começa, convém ter os pés bem assentes no chão e perceber que o jogo de ontem ainda demonstrou uma confrangedora insegurança e falta de dinamismo e ideias. Não haja ilusões, quem nos safou ontem foi o Júlio César. Depois os cruzamentos lá encontraram a cabeça de um grego e do inevitável Jonas. Mas isso não mascara que a equipa está presa de ideias e o 4-4-2 de Vitória tem a flexibilidade e o dinamismo de uma parede de cimento. O que safou foi a irreverência do Semedo e a cabecinha de um grego que me parece bom mas ainda lhe falta entrosamento com o resto da equipa. Mas quem tem Jonas...



O positivo de ontem foi mesmo o resultado e este pequeno pormenor. Os últimos dois golo foram fabricado por dois putos com menos de 20 anos, mesmo que à boleia da genialidade do Gaitan (ai se ele se vai...). Putos que Vitória sabe gerir e que com Jesus nunca pisariam o relvado da Luz mais do que meia hora na época inteira. Mesmo que não sejam puramente da formação, são apostas jovens da equipa B, que também serve para isso, formar. São produto do Seixal e espera-se que contribuam para o sucesso da equipa e não se limitem a encher os cofres da Luz. O Benfica merece, os putos merecem.

Com Jesus tanto Andrade, como Semedo ou Guedes nunca passariam de promessas adiadas que iriam contribuir para o sucesso de outros clubes (Bernardo Silva, Cavaleiro, Cancelo). Com Vitória acredito que terão a oportunidade que todos os miúdos que sonham jogar no Maior merecem.

Uma palavra final para os adversários directos.

O que vai ser giro, e eu vou gostar de ver, é que no fim da época um deles não será campeão. Resta saber quem cairá com mais estrondo... A equipa milionária do Porto de um espanhol incompetente que vai perceber que só esteve a aquecer o lugar ao Jesus, ou o tesão do mijo do Sporting a esvaziar-se tristemente quando perceber que acabou de queimar 6 milhões de euros num gajo que apenas ganhou um troféu menor (vá, dois que o homem quer ganhar a taça pelo Sporting). E se só ganhar a Taça, o Marco Silva levava mais barato. Acredito nas duas hipóteses que ontem começou o caminho do 35 mas tirarei sempre prazer de uma delas.

Da maneira como começamos a época, o discurso dos comentadores preparou-nos para a inevitabilidade da derrota, por isso já nos preparámos para perder. E o Porto e o Sporting... Estão preparados para isso?