segunda-feira, 18 de maio de 2015

A verdade do 34? Rumo ao 35

Não escrevia aqui há 5 meses, desde a magnífica vitória no Dragão. Também não foi preciso. Penso que foi aí que se decidiu o campeonato. Por todas as razões habituais e mais algumas, incluindo uma que me parece a mais evidente. O Benfica arrancou há 3 anos para um domínio no futebol que só não começou mais cedo porque um qualquer jogador obscuro arrancou pelo lado esquerdo do relvado do Dragão e ofereceu um campeonato a um Vítor Pereira já farto do Pinto da Costa que assim que pôde, pôs-se nas putas. 
Desde aí que Jesus sabia o que queria fazer e conseguiu-o. Ser Bicampeão. Facto inédito em 31 anos, facto inédito para um treinador português e no fim arrisca-se a ser o treinador mais ganhador de sempre do Benfica. Só lhe falta a Europa. Não acredito num Jesus europeu. Pode ser que me engane. para isso é preciso que fique mas isso serão outras contas.

Outra coisa ficou evidente. Ao Porto que já não basta comprar jogadores aos quilos e meter um macaco amestrado à frente da equipa para ganhar campeonatos.  As equipas, os árbitros e os adeptos deixaram de ter medo e respeito pelo Porto enquanto clube de futebol. Este ano meteu a carne toda no assador e de nada serviu e até o primeiro macaco amestrado de seu nome Paulo Fonseca conseguiu ganhar mais títulos com menos equipa do que este treinador aziado, e em última análise incompetente. 
Falhou em todos os jogos decisivos, repito, decisivos. Perde no Dragão frente aos principais rivais, para o campeonato e para a Taça, perde para a Taça da Liga, não teve uma ponta de vontade de ganhar na Luz e oferece o campeonato ao Benfica antecipadamente em Belém. Ganhar 3-1 ao Bayern foi apenas um bom resultado. No jogo decisivo claudicou como uma menina perdida na floresta a urinar-se de vergonha e desespero.
 
O que fica disto tudo é o Benfica estar prestes a ultrapassar o Porto em títulos oficiais e o projecto do Pinto da Costa em ultrapassar o Benfica em campeonatos nacionais está agora a 7 anos de acontecer. 7 anos que não devem ser suficientes sequer para o velho se manter vivo quanto mais ver o Porto ganhar mais campeonatos do que o Benfica. Neste momento a única coisa que o Porto tem a mais que o Benfica é palmarés internacional mas o calendário tem o mau hábito de não fazer pausas nem voltar para trás  e isso já começa a fazer mais parte do passado do que do presente.
O Benfica é grande o suficiente para poder ultrapassar o Porto nesse campo, porque o Benfica é maior do que o presente, o passado e o futuro e a sua história ultrapassará a vida de todos nós.
Algumas palavras finais aos obreiros deste bicampeonato:

Grande Luisão. É o nosso capitão, o nosso farol. Não sou do tempo do Eusébio nem do Simões mas o Luisão é juntamente com eles um dos maiores símbolos deste clube. Estes últimos campeonatos têm todos o dedo (e a cabeça) dele. 


Jardel. Como bem apontou a Clara Alves, tinha de suprir esta falha. O Jardel tinha a tarefa hercúlea de fazer esquecer Garay. Para além de ter cumprido ainda enfiou uma batata ao Sporting ao minuto 94 quando já se ouviam olés das gentes de Alvalade num jogo fundamentalíssimo para manter a liderança incólume. Um verdadeiro leão em casa alheia.

Maxi Pereira. Há lá melhor lateral a jogar em Portugal? Ou no mundo? Não me venham com histórias. A melhor época de sempre ao serviço do glorioso.
 

Gaitan. Este nome é causa sui. O Benfica sem Gaitan não é a mesma coisa. Mérito para Jesus que soube suprir a sua falta aquando de lesões ou castigos. Mas com ele em campo nestes últimos anos tem sido outra coisa. A brincar a brincar será um dos que mais falta fará.

Lima. Lima. Lima.

JOOOOOOOONNNNNNAAAAAAAAAAASSSSS! (Vénia)

Júlio César. Depois do miserável mundial veio reerguer-se e espalhar classe nos relvados portugueses. Obrigado por isso.

Jorge Jesus. Depois de perder Oblak, Siqueira, Matic, Enzo Perz e Markovic, inventa um trinco e um médio centro em Samaris e Pizzi e consegue ser campeão com o Eliseu? E isto contra uma equipa que tinha Danilo, Alexsandro, Brahimi, Jackson, Quaresma, Torres e Tello?
Foooodaaaa-se, o homem fez mesmo jus ao nome.
Uma imagem final

O Karma é uma puta, puta....

Sem comentários:

Enviar um comentário