segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Os macacos amestrados e o pouco entusiasmo.

Há já mais de um mês que aqui não vinha deixar o bitaite vermelho e não foi por falta de assunto.O meu último artigo versava sobre a nossa vitória sobre o clube dos andrades e seu macaco amestrado e de como conseguimos arrancar a alma do Eusébio de volta à Luz para uma vitória inédita em cinco anos.

Depois disso muito se passou, nomeadamente uma tempestade de nome Stephanie (porque raio dão o nome de filha de emigrante a uma tempestade, ultrapassa-me) que fez uns estragos lá pela catedral, uma vitória categórica e sem grande contestação por parte de ninguém do gloriose sorbe o Sporting, uma gestão mais ou menos equilibrada com doses iguais de critério e sorte por parte de Jesus no regresso às conpetições europeias e a concretização da hecatombe anunciada dos andrades e seu macaco amestrado.

Quanto à vitória do Glorioso sobre os putos do Sporting muito haveria para escrever, principalmente da minha parte que tive de ir ao Estádio duas vezes empaturrar-me de bifanas e entremeada para finalmente conseguir ver um derby (finalmente uma das minhas falhas enquanto benfiquista foi colmatada. ver o Benfica a dar uma abada ao Sporting em pleno Estádio da Luz). Só que a evidência da vitória foi tal, a ausência de casos de arbitragem foi nula, a ausência de capacidade de ganhar do Sporting e a assunção direta, honesta e lúcida dos dirigentes, jogadores e treinador do Sporting foi de tal mode evidente e desarmante que deixou-me a mim, benfiquista, sem ponta para pegar e chagar a cabeça à lagartagem.

Noutros derbys haveria luta de parte a parte, expulsões, polémicas, a lagartagem espumaria da boca, os benfiquistas esfregariam argumentos na cara dos seus adversários, gritava-se, acusava-se, fazia-se trinta por uma linha. Não. O que se passou foi um jogo normal de uma equipa superior que ganhou a uma equipa que ainda não tem maturidade para se bater de igual para igual. Ponto final. 2-0. 3 pontos e o Sporting segue para a próxima sem mais. Que raio de piada isso tem??

Adiante.

Hoje o Benfica pode-se adiantar na tabela classificativa com 7 pontos de avança sobre o Porto e 5 sobre o Sporting. Terá de de o fazer, até porque Jesus assumiu de tal forma a prioridade do campeonato que até põe a equipa B a jogar na europa e com resultados positivos. Portanto hoje não há desculpa para falhar.

Quanto ao Porto, sem surpresas. O clube tem vivido já há muitos anos à sombra de uma bananeira que está a nmirrar. Ou seja, a capacidade de contruitr uma equipa à volta de uma estrutura bem oleada em que basta apenas trocar os jogadores e meter um macaco amestrado a apontar com o dedo para que aquilo funcione. Mas essa fórmula não pode durar para sempre Não é a primeira vez que escrevo sobre isso aqui, portanto não me vou alongar.

Uma equipa que substitui Moutinho e James por Josué e Licá e não tem laterais nem centrais no banco, o seu motor de meio campo abandona o barco a meio para ir ganhar dinheiro para as Arábias e que o único reforço de inverno é um Quaresma com 30 anos e com ano e meio a jogar aos bochechos que ainda assim chega e faz dois ou três brilharetes para evitar que o barco de afunde mais depressa (mas não que se afunde), é uma equipa que está já na curva descendente.

E percebe-se melhor que está na curva descendente quando em pleno Estádio do Dragão... ao minuto 80.... um árbitro vê um penalti... contra o Porto... assinala-o... e expulsa o jogador que o comete... em pleno estádio do Dragão... Podem ir lá fora ver se está a chover gafanhotos ou o céu está em sangue que eu espero aqui um bocadinho.

Ainda assim o meu entusiasmo não é grande. Depois do que passei o ano passado não consigo entusiasmar-me o suficiente. Acho que só vou começar a acreditar que é este ano quando formos ao Dragão com mais de três pontos de avanço, ou seja, já campeões, e ajudarmos a afundar o que resta do Porto desta época. Ou então não.

Enfim.

Sem comentários:

Enviar um comentário