segunda-feira, 10 de março de 2014

Só mais uma jornada.

Quando comecei este blogue estava cheio de ilusões e certezas e há certezas que permanecem inabaláveis. Que o Benfica é o maior clube do mundo, que o Eusébio era deus na terra, que ir ao Estádio da Luz é meia razão para estar vivo. As ilusões esvaziaram-se entretanto desde maio passado. Por isso é que há um ano este blogue tinha em fevereiro seis glorioses posts cheios de alegria e orgulho vermelho que iluminavam o caminho da verdade benfiquista com o futuro mais que certo e este ano o segundo mês de 2014 apenas tem um post, isto apesar da vitória caseira contra o Sporting e os resultados mais ou menos decentes na Europa. As desilusões têm esta capacidade enegrecida de sugar a alegria e esperança no futuro mas também têm a capacidade de nos deixar mais realistas, cautelosos e com uma dose de cinismo que de outro modo seria impossível cultivar.

Com os resultados de ontem, se fosse no ano passado, estaria cheio de tesão e espumaria vitória dos poros em cada palavra que escrevesse. Hoje apenas digo:


Grande Luisão. Estás a fazer a melhor época no Benfica desde que te vi chegar há 11 anos atrás. És um dos maiores capitães que este clube já teve. Humildade, trabalho, raça. Parte do que o Benfica é hoje e foi na última década, para o mal e para o bem, está na careca deste senhor. Obrigado por tudo, independentemente de como acabarmos esta época.

Grande Gaitán. É um jogador excecional e apenas a irregularidade das suas exibições o impediu de ter saído do Benfica há mais tempo. Tem feito uma época portentosa e merece que a sua saída inevitável no fim da época seja coroada com um título.

De resto, não acredito em fantasmas. Cada época é uma época e esta época nada tem a ver com a época passada. O ano passado empatámos com o Estoril depois de uma vitória arrancada a ferros na Madeira, com os jogadores esgotadíssimos física e emocionalmente e com mais um momento Carlos Martins para a posteridade. Este ano andamos a passear pelo campeonato enquanto os rivais diretos se embrulham aos tropeções a 7 e a 9 pontos de distância. Não acredito em fantasmas. "Pero que los hay...." dirão vocês. Pois, mesmo que existam, não acredito neles e estou-me nas tintas para eles se existirem Assim, se maio bater-nos de frente outra vez, não será uma surpresa, se não bater, também não. A história pode-se repetir mas os sentimentos já não. Na verdade, já estou à espera de tudo, por isso, que se lixe e siga a bola.

Agora... Para mais um momento Calimero!

O Sporting é encavado à grande e à charroque em Setúbal depois de ver um golo mal anulado e um penalti inventado em cima do apito final por um árbitro da AF Porto, mesmo a jeito e a tempo do FC Porto ressuscitar, agora que não tem mais nenhum macaco amestrado mas sim um tipo qualquer de cabelo branco que foram buscar aos arquivos e que se lembrou que tem mais plantel e podia fazer qualquer coisa mais do que o macaco amestrado anterior. Assim, vindo do nada e em vésperas de clássico, o Porto, que estaria em risco de ver fugir o acesso direto ao abono de família da Champions fica de repente a dois pontos da lagartagem com a possibilidade de vir a Lisboa recuperar o segundo lugar.

Primeiro:

Esta seria a teoria da conspiração imediata mas parece que há ainda muito sportingusta, principalmente na blogosfera, que, mesmo que esteja à beira de ver o seu segundo lugar roubado à grande e à portista só vê vermelho à frente. Muitas vezes parece que Sporting, mesmo que esteja a ser comido por trás à bruta por uma gigantesca pila azul, só consegue ver vermelho. Mesmo que o vermelho já esteja a sete pontos de distância.

Segundo:

Parece que ontem no Bonfim só existiu um golo mal anuladoo e um penalti inventado. Parece que o golo do Slimani foi uma coisa inequívoca e que o Capel foi violentamente derrubado por um adversário na área.

É impressionante como para muitos Calimeros de Alvalade, apesar dos casos em que têm razão de queixa, mesmo a marcar dois golos com uma bola que ninguém viu a entrar a não ser o fiscal de linha e com um penalti que só o árbitro viu, com o Porto a cheirar-lhes o segundo lugar a uma semana do clássico, consegue ainda por cima disto tudo dizer que o Benfica está a ser levado ao colo.

Chiça...

Sem comentários:

Enviar um comentário