sexta-feira, 15 de março de 2013

Um Bordéus vintage das caves da Amadora

"Chigámos aos cártes.É normal, desde que tou no Benfica chiguei sempre aos cártes, às meias finais, só inda não chigámes à finál."

Jorge Jesus numa flash interview digna a figurar na entrada vídeo de um dicionário do futuro para quem queira procurar "Tiradas clássicas do Jasus"

Como me disse uma benfiquista que amíude galhofa com o Jesus, e que ainda hei-de trazer para escrever no Verdades, o homem ontem sacou de toda a sua "mitrice". Ontem não era o treinador do Benfica que estava na flash interview. Era mesmo só um gajo da Amadora.

Pois é verdade, gajo da Amadora, a caminho das meias que  nos "cártes" são os bêbedos de Newcastle e o Jardel pode oferecer mais dois golos que a gente não se chateia.

Um jogo de passeio que deu até para oferecer golos perante uma equipa que não foi tão perigosa ou difícil como Jesus quis vender no fim - embora com a estatística inabalável que demonstra que o Bordéus não perdia em casa para a Europa há seis anos - mas que mostrou que mesmo a jogar com os centrais da equipa B o Benfica joga com a maturidade suficiente para poder chegar aos "cártes" de uma competição europeia.

E agora.

Óscar Tacuara Cardozo

Já escrevi aqui uma entrada sobre ele, não me vou repetir. NO entanto, posso acrescentar que desde que me lembro que sou do Benfica a ver a bola com olhos de gente, eram os tempos do Magnusson, que não vejo um avançado do Benfica a ser tão profícuo (desculpa lá Jasus, este mistifório lexicográfico) tão consistentemente e durante tanto tempo.

É certo que não tem o carisma do sueco, a classe de Van Hoijdoonk, a paixão do Nuno Gomes ou a mística do Torres, nem muito menos é o Eusébio. Só que para mim o Magnusson é uma memória distante, assim como ao Torres e ao Eusébio nunca os vi jogar e o Nuno Gomes foi levado pelo Fiorentina quando estava prestes a tornar-se o novo menino de ouro ao lado do holandês.

Esta bem que toda esta gente marcou golos às pàzadas durantes os anos que tiveram ao serviço do glorioso e que na sua maior parte foram muitos mais do que os do Cardozo

Mas o Cardozo marca golos. Importantes. Concentrados numa só época, época após época.

Ponto final. E ontem marcou mais dois.

Com autoridade. Sem mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário