segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Verdade do Clássico

Sou um benfiquista com algumas falhas. Não sou sócio, nem sempre vou ao estádio e muitas vezes admiram-se pela minha moderação nos comentários e chegue a ser acusado de sportinguismo por ter gozado com o Benfica por este dar abrigo a desempregados aquando da contratação do Yannick Djaló. Hoje os factos dão-me razão. Adiante.

Confesso que uma das falhas do meu benfiquismo é apenas ter assitido a dois clássicos na Luz, um na antiga e mais recentemente na nova. Na antiga Luz experimentei a glória. Num campeonato perdido para o Sporting um amigo sportinguista tinha, sabe-se lá porque razão, bilhetes para o clássico e fui com ele. O Benfica ganha com dois do Van Hooijdonk, o segundo a dar a volta ao empate do Capucho. Vitória Softrida, a Luz em êxtase e o campeonato oferecido aos rivais da 2ª Circular

O segundo clássico foi um amargo de boca. Foi o ano passado, depois de cinco pontos de avanço o Bernfica deixa o Porto dar a volta na Luz. Nesse jogo perdemos o campeonato. Com maior cabeça saí de lá pois estava mesmo ao lado da gaiola de segurança das claques do Porto e tive que apanhar com aquela gente o jogo inteiro.

Este ano fiquei-me por casa de familiares e vi o jogo em frente de uns bons balões de aguardente.

Para um benfiquista como eu existe sempre uma certa esquizofrenia na análise dos resultados do Benfica, Primeiro faço uma análise ponderada às incidências do jogo mas não consigo evitar o facciosismo primário.

Vamos à primeira

 

A VERDADE PONDERADA



Um clássico é um clássico. uma das verdades fundamentais dos clássicos é a que afirma que num clássico, ou num derby, acabam sempre jogadores expulsos. Ontem João Ferreira não entendeu assim. Deixou jogar o mais possível e perdoou uma série de possíveis amarelos quer a jogadores do Benfica quer aos do Porto. No entanto admito que tanto o Maxi Pereira como o Matic tiveram sorte em terem permanecido no jogo até ao fim. Se o Maxi Fosse expulso não era escândalo nenhum. Não me importava nem que fosse pelo facto de ter virado o boneco ao menino da lágrima. E isso vale sempre um bom vermelho como medalha de guerra. Já o Matic dou de barato. A falta foi à saída da área.

De resto, e embora um dos traumas do Benfica seja jogar com o Porto, ontem conseguiu refrear esses medos, embora não totalmente. A maior parte do tempo deixou-se dominar pela equipa adversária mas o trauma de tão inevitável que é teve de saír por alguma fenda. Essa fenda foi o Artur.

Quando digo que não se deixou dominar pelo trauma é porque apesar de ser ver em desvantagem, por duas vezes conseguiu responder à letra com dois golos de raiva. Algo que esta época já aconteceu por diversas vezes, coma diferença que o Porto não é o Estoril ou o Nacional. Pena que a raiva e a vontade tenham. ficado por aí.

Ontem foi o dia perfeito para os "odiadores" de serviço do Cardozo puxarem das suas facas. No entanto há que dar mérito à defesa milagrosa de Helton. Em suma o jogo de ontem foi decidido pelos guarda redes. Artur falhou, Helton não. Siga o campeonato.

Mas não fico por aqui. Falta

 

A VERDADE VERMELHA


Segundo percebo, o Vitor Pereira e o Pinto da Costa estão a choramingar porque acham que só conseguiam ganhar ao Benfica a jogar contra 9. 

Vítor pereira vai amuadinho á sala de imprensa chorar que o Maxi Pereira devia ser expulso. Chegou a dizer que "Quem está 45 minutos junto à linha a ver o Maxi pereira jogar não percebe como é que ele chega ao fim dos jogos todos", Pois, se calhar em vez de galar o Maxi devia olhar para a sua equipa.

Depois levanta-se feito virgem ofendida e vai-se embora, sem explicar como é que teve 85 minutos para tentar ganhar ao Benfica e não conseguiu. Antes disso pergunta com um ar zangado, como se fosse o mentor do futebol perfeito, "O Benfica é isto? Bola no Cardozo e pessoal para as 2ªs bolas?" em alusão aos dois golos que sofreu porque a sua equipa se esqueceu de fazer cobertura à segunda linha do Benfica que está ali precisamente para as sobras? E colocar a equipa a defender decentemente segundas bolas para não sofrer golos?


Sim, Vítor Pereira, o Benfica é isso, extremos a cruzar para o Cardozo e médios com meia distância forte para as segundas bolas. S
 

Chama-se futebol e pelos vistos essa equipa de amuadinhos não soube usar essa coisa básica do futebol que são marcações para as segundas bolas. Porque como disseste em relação aos foras de jogo, "Assim não vale a pena treinar desmarcações nem diagonais" eu digo: 

E treinares a defesa para cobrir segundas bolas? E se sabe assim tanto do Benfica devia prever exatamente o que o fez empatar o jogo.  Mas não, a culpa foi o João Ferreira que não expulsou o Maxi, pelo qual está claramente apaixonado.

Foi por isso que Vítor Pereira ficou chateado, não porque os jogadores do Benfica não foram expulsos e sim porque a sua equipa sofreu dois golos básicos quase iguais. E foi-se embora amuado porque não quis ter que explicar aos jornalistas esses erros que impediram uma vitória que estava dada arrogantemente como certa.

2 golos 2 sofridos assim. Embrulha e cala-te

Aquela escandaleira espalhafatosa no fim serviu apenas para esconder que estavam a assumir que o Porto não foi capaz de ganhar ao Benfica em 11 contra 11 na tática de médios a rematar segundas bolas.

E esta é a mais vermelha das verdades..

Sem comentários:

Enviar um comentário