terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Verdade do último

A Verdade do Líder

O Benfica despachou sem sobressaltos de maior o último classificado da Liga, que jogava presa por arames e sem jogadores no banco. O Moreirense acabou com metade dos jogadores estendidos no chão agarrados às cãibras enquanto o Benfica, que lutou mais contra a sobranceria da primeira parte e um relvado empapado do que contra um adversário realmente à altura, não fez mais do que a sua obrigação. Vencer o lanterna vermelha para se manter agarrado à liderança.

Já lá vai o tempo em que o Benfica caía perante os mais óbvios e fracos adversários quando era mais necessário. Este Benfica sabe lidar com a pressão da tabela classificativa mais do que com a pressão dos jogos contra o Porto mas o campeonato faz-se a 30 jogos

Duas notas confirmativas. O Sálvio é provavelmente o melhor extremo direito a actuar em Portugal e um dos melhores que o Benfica já alguma vez teve no seu plantel enquanto o Lima distribui a classe que lhe apetece como quem come um bombom.

Vamos a ver se a gracinha do Proença não lhe sai pela culatra amanhã e o Setúbal com o novo fôlego de ver os adversários directos pela manutenção a afundarem-se mais não arranja forças do fundo do poço e ultrapassa a sua condição de equipa do fundo da tabela. Isto se não chover mais umas pinguinhas o o Porto não fizer birra ao Proença para não jogar.

 

A Verdade do Fundo da Tabela

Nestes jogos com as equipas do fim da tabela há no entanto uma questão que me faz espécie, para usar uma expressão anacrónica. Se as equipas estão no fundo da tabela é por alguma razão. No entanto, independentemente da equipa que lá esteja, os comentadores desportivos, e os da SportTV ontem não foram excepção, ficam sempre muito admirados por essa equipa estar em último. A conversa versa sempre mais ou menos à volta disto:

- É incompreensível que uma boa equipa como o Moreirense esteja a lutar para não descer. O Moreirense é uma boa equipa. bem montada, com bons jogadores (etc.) É pena a sua situação mas esta equipa tem qualidade para dar a volta e irá com certeza fazê-lo(etc. etc.).

Substituam Moreirense pela equipa que na altura esteja a rojar com as nádegas no fundo do campeonato e será sempre mais ou menos esta análise dos comentadores de serviço.

A mim a matemática soa-me muito mais simples. Se a equipa está no fundo da tabela, não faz jogos decentes, não marca golos, não tem pernas para ultrapassar os seus directos adversários (já não falo do Benfica ou Porto) então é porque não é uma boa equipa e mais do que provavelmente merece estar no fundo do poço. Se fosse realmente uma boa equipa não estaria no fundo da tabela. estaria outra, a pior equipa do campeonato. Que é o que o Moreirense é. Porque... está no último lugar.

Para os comentadores desportivos, para não ultrapassarem a fronteira do politicamente correcto, tentam dar sempre uma palavra de incentivo e acham que todas as equipas são boas. Não são e pelo que se viu do Moreirense, que tem um único jogador que é capaz de fazer a diferença, o Ghilas, merece mesmo estar no fundo da tabela. e no fundo da tabela não estão as boas equipas.

Sem comentários:

Enviar um comentário